Educadores

Veja alguns dos recursos que contribuem para o engajamento dos alunos

Educador, para apoiá-lo estamos disponibilizando um curso online

para você dominar as ferramentas do e- Nova Educação.

A Secretaria da Educação da Bahia disponibilizou gratuitamente o curso USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS no AVA da UFBA.

O Curso trata do uso pedagógico das ferramentas do Google que estão disponíveis para os educadores da rede que fizeram a inscrição no até janeiro de 2018. Para a realização do curso, é necessário que também ativem a sua conta institucional do e-Nova, para desenvolverem as atividades propostas.

ATENÇÃO: Para o módulo 2 só serão aceitas as atividades feitas nos aplicativos do G Suite com o e-mail ativo do e-nova educação.

O curso é desenvolvido de forma auto-instrucional e gamificado. Durante todo o processo, é incentivada a aplicação dos conteúdos apresentados junto aos alunos nas escolas, para que a experiência de aprendizagem seja a mais proveitosa possível. O percurso didático deste módulo prevê:

    • Introdução ao tema;
    • Instrução de acesso a ferramenta;
    • Exemplos de Uso da Ferramenta (Videos, textos de apoio, links e conteúdos para exploração do tema);
    • Exercícios de aplicação;
    • Teste de conhecimento;

E, ao final do módulo, haverá uma avaliação de encerramento .



------------------------------------------------------------------------------------------------

"Participarão deste primeiro módulo do curso, os educadores que se inscreverem seguindo a PORTARIA n°. 9036 /2017 publicada no diário oficial do Estado da Bahia no dia 05 de dezembro de 2017. Só estará apto para o módulo II quem for aprovado no módulo I".

Dúvidas sobre acesso ao moodle: cursotecnologiasec.ufba@gmail.com

Dúvidas sobre o seu email Institucional e-Nova?

Para consulta do e-mail e senha (enova)

Aluno: consultaaluno.educacao.ba.gov.br

Professor: consultaenova.educacao.ba.gov.br

Troca de senha (enova)

Aluno: senhaenova.educacao.ba.gov.br

Professor: senhaenova.educacao.ba.gov.br

Para outras informações acessem o portal https://www.enova.educacao.ba.gov.br/suporte

Abaixo, as dicas de como navegar no Curso!

Educador, o 2º módulo do curso já está no ar desde o dia 30 de Agosto, avise quem você conhece, pois algumas pessoas ainda não entraram no curso !

USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS no AVA da UFBA

Dúvidas sobre acesso ao moodle: cursotecnologiasec.ufba@gmail.com

Como navegar no Curso (1).pdf

Como se dará a expansão do e-Nova Educação

Formadores Google Sala de Aula

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia através da Coordenação de Articulação de Projetos para a Educação, realizará uma convite aos mais de 150 Professores Certificados Google, para atuar como multiplicadores nas unidades escolares.

Formação G-Suite

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia através da Coordenação de Articulação de Projetos para a Educação, constituirá um grupo de formadores na ferramenta Google G-Suite para atuarem como multiplicadores nos núcleos territoriais e unidades escolares.

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais

O curso está sendo ofertado na modalidade à distância, no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia – UFBA. O Curso trata do uso pedagógico das ferramentas do Google, que estão disponíveis para os educadores da rede, e que fizeram a inscrição no site da SEC até janeiro de 2018. Para a realização do curso, é necessário que também ativem a sua conta institucional do e-Nova, para desenvolverem as atividades propostas. Essa iniciativa visa preparar os professores para utililzarem o G Suite. Para saber mais, acesse o endereço eletrônico:

https://sites.enova.educacao.ba.gov.br/para-educadores

Google for Education no Brasil e no Mundo

O Google for Education é uma plataforma educacional desenvolvida para professores e alunos colaborarem no processo ensino-aprendizagem. Utilizada por cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo. É composta pelas principais ferramentas do Google: Gmail, Google Agenda, Contatos, Google Drive, Documentos, Formulários, Planilhas, Apresentações, Grupos do Google, Google Sites, Google Talk/Hangouts, Vault e Google Sala de Aula.

Está de acordo com os mais altos padrões de segurança. Toda informação armazenada em nos servidores da Google são criptografadas. A troca de informação nos mais diversos serviços, estão protegidos por criptografia.

O G Suite está de acordo com a Lei dos Direitos Educacionais e da Privacidade da Família e Lei da Privacidade On-line das Crianças, ambas acessadas respectivamente através dos endereços eletrônicos seguinte:

https://www2.ed.gov/policy/gen/guid/fpco/ferpa/index.html

https://www.ftc.gov/enforcement/rules/rulemaking-regulatory-reform-proceedings/childrens-online-privacy-protection-rule.


Para saber mais sobre as diretrizes de segurança, acesse o endereço eletrônico: https://edu.google.com/intl/pt-BR/trust/#what-are-google-apps-for-edu.


O Google não é o proprietário dos seus dados, apenas os armazena. Caso o contrato seja finalizado com o Google, os dados podem ser exportados. Para saber mais, acesse o endereço eletrônico:

https://support.google.com/a/answer/100458?hl=pt

https://edu.google.com/intl/pt-BR/case-studies/


Escolas ao redor do mundo adotaram o G Suite como sua plataforma de colaboração. Acesse o endereço eletrônico: https://edu.google.com/k-12-solutions/chromebooks/#casestudy-astoria, para saber mais.




Consulte sua conta Institucional

Por meio de sua conta do e-Nova, você terá acesso a todos os recursos que o Google preparou para melhorar sua experiência dentro e fora da sala de aula.

Enriqueça a interação na sala de aula

Aprenda sobre o Google Sala de Aula e transforme a sua forma de interagir com os alunos de sua escola.

Armazenamento ilimitado de seus arquivos

Em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, você poderá criar atividades para suas turmas e acompanhar o envolvimento dos alunos em tempo real.

Exames, Simulados e Tarefas

Ganhe tempo utilizando o Formulário do Google e a sua funcionalidade de Exames. Beneficie-se da correção automática!

Converse com os seus professores e seus colegas

Aprenda a usar a sua conta Google para se comunicar com seus alunos e colegas em um ambiente seguro.

Disponibilize sua conta em seu celular

Tenha acesso ao seu email, arquivos, agendas e documentos a qualquer momento através de seu dispositivo móvel.