Entenda o Projeto



O Projeto e-Nova Educação criado pelo Governo do Estado Bahia, por meio de sua Secretaria da Educação, tem como objetivo levar as tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Integra o acesso à internet com dispositivos móveis, computadores e Chromebooks, e à implementação do G Suite para Educação em parceria com o Google, além de oferecer treinamento para educadores da Rede Estadual de Educação no uso pedagógico de tecnologias educacionais, em parceria com a ONG de educação Instituto Paramitas, partner oficial da Google para estas formações e certificações.

Como iniciou o projeto piloto

Em fevereiro de 2017 o Governador Rui Costa assinou um convênio com o Google Inc. dos Estados Unidos, para a implementação deste projeto. A fase piloto foi iniciada em agosto com a participação de vinte escolas dos mais variados tipos e em todas as regiões do Estado. Como resultado, cerca de 800 professores obtiveram certificação nacional emitida pelo Instituto Paramitas e, destes, mais de 130 obtiveram a certificação internacional como Google Educator. Os resultados deste teste piloto podem ser vistos no canal de youtube denominado e-Nova Educação, que pode ser acessado neste endereço eletrônico:

https://www.youtube.com/channel/UC-fijVyDFVtGJBis2t3oSHw




A primeira fase do projeto aconteceu com encontros presenciais e mediação à distância pela equipe do Instituto Paramitas, dando base e referência para os conteúdos que foram estruturados pela mesma para em parceria com a UFBA oferecer na formação Online no ambiente de EAD da UFBA.

Com 20 escolas da Rede Estadual, foram envolvidos mais de 800 educadores e 16.000 alunos durante o 2o semestre de 2017. Nesta ação , foi observado o engajamento dos alunos e aproveitamento dos professores no uso da tecnologia dentro da sala de aula, obtendo, em pouco tempo, excelentes resultados e um grande engajamento dos professores e alunos. Além disso, o curso possibilitou aos professores e alunos parceiros a realização e obtenção da prova de certificação internacional de Google Educator, alavancando às possibilidades de realização profissional dos mesmos.

Desdobramento do projeto em Itabuna

Maratona de sites Hackathon com professora Carla Almeida


Depoimento, professor Roque Costa do CE da Polícia Militar - Dendezeiros

Depoimento, professor Washington Pereira do CCEEP Newton Sucupira

Fases do Projeto


Agora em 2018, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, dando continuidade à experiência exitosa de 2017 , avança com o projeto e-Nova Educação, ofertando para todos os educadores da rede um curso à distância.

O projeto e-Nova Educação proporcionará, a partir de agora, o uso de um conjunto de softwares e aplicativos gratuitos que constituem o Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração escolhido por esta secretaria. Dinamizando os processos de ensino e aprendizagem e configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e docentes, esse ambiente potencializa o uso pedagógico.

Para ajudar os educadores nesta jornada, foi disponibilizado, a partir do dia 20 de fevereiro de 2018, o curso online "Uso Pedagógico das Tecnologias Educacionais", uma parceria do Instituto Paramitas, UFBA e SEC, para os educadores que voluntariamente se inscreveram, com o objetivo de prepará-los para o envolvimento de seus alunos no uso das tecnologias que chegam nas escolas este ano.

Junto com o curso, os educadores terão acesso ao e-mail institucional voltado para a educação, que agregam recursos para o gerenciamento da sala de aula.

Em sua próxima fase de implantação, os alunos terão seus emails disponibilizados pela secretaria. Além disto, está prevista a entrega de equipamentos portáteis e conectividade nas escolas que farão parte desta fase do projeto - complementando os equipamentos das escolas da primeira fase e integrando novas escolas.

Agradecemos as escolas que participaram da primeira fase do projeto e-Nova Educação, pois, sem a dedicação e o apoio, este trabalho não teria dado frutos!

CETEP da Região Metropolitana, Colégio Estadual Gastão Guimarães, CEEP Áureo de Oliveira Filho ,CEEP Álvaro de Melo Vieira , C.E. Felix Mendonça, CEEP Regis Pacheco, Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, Colégio Estadual Mimoso do Oeste, Colégio Estadual Alaor Coutinho, Colégio Estadual Luiz Tarquínio, CEEP Newton Sucupira, C.E. Estadual Paulo Américo de Oliveira, Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, C.E. Rafael Oliveira, E. Professor Luiz Fernando Macedo, CEEP Carlos Corrêa de Menezes Santana, Colégio da Polícia Militar - Dendezeiros, Colégio Estadual Odorico Tavares - CEOT, Centro Noturno de Educação da Bahia, CEEP Adélia Teixeira.